O ABC da marcenaria

Posted · Add Comment

Saiba a diferença entre um aglomerado e um compensado e conheça outras terminologias do ofício

Aglomerado 

É a chapa de madeira com miolo composto de resíduos de madeira (pó e serragem, resina e cola). Normalmente são usados para móveis de baixa qualidade e são pouco resistentes ao uso de pregos e parafusos.

MDF (Medium Density Fiberboard) 

Placa de fibra de madeira de baixa densidade. É feita a partir de madeira reflorestada de pinus e eucalipto. Sua produção se dá na aglutinação das fibras de madeira com resina sintética e outros aditivos industriais. Não é imune à água e nem aos cupins. O MDF é oferecido em três versões: a sem acabamento externo; o BP, revestido com uma ou duas faces em laminado melamínico de baixa pressão e por último o FF, painel revestido com película do tipo “finish foil”, com verniz.

Compensado

Ainda é o melhor material para a produção de móveis. Executado com chapas prensadas, não tem acabamento final. As chapas de compensado sarrafeado (compostas de sarrafos de mistos de madeira) são muito indicadas para portas, por resistirem mais ao empenamento.

Laminado melamínico

Laminado de alta resistência e com grande variedade de padrões de acabamento. Aplicado sobre compensado ou MDF, é conhecido como fórmica, na verdade é uma marca que se tornou sinônimo do produto.

Lâminas de madeira

Dão o acabamento final em placas in natura. Existem algumas alternativas  no mercado. As de material natural proporcionam o acabamento no padrão da madeira escolhida. As de madeira pré-composta são homogêneas e muito finas, de diversas espécies, tingidas e coladas sob pressão com suas fibras paralelas. São produzidas a partir de espécies de reflorestamento.

Ferragens e puxadores

Disponíveis para todos os gostos e bolsos, na rua Paes Leme, em Pinheiros ou na rua do Gasômetro. Foi-se o tempo em que não tínhamos acesso ao ferramental de boa qualidade. É só escolher.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *